Prefeitura municipal de Muzambinho
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Ouvidoria

A função da Ouvidoria

A Ouvidoria do Município de Muzambinho tem como função identificar as necessidades das demandas do cidadão, com objetivo de buscar soluções para as questões por ele levantadas, bem como oferecer as informações e sugestões cabíveis, visando ao aprimoramento das relações, da prestação do serviço público, garantindo, acima de tudo, o efetivo direito ao exercício da cidadania.

Desta forma, a Ouvidoria é uma instância que estreita o relacionamento entre o cidadão e a administração pública, colaborando para que esta possa, mais rapidamente e com mais efetividade, atender aos anseios da população, que de serviços públicos de qualidade.

São atribuições da ouvidoria, entre outras previstas na legislação mnecessitaunicipal:

  • Receber reclamações, sugestões, opiniões, elogios do público em geral e denúncias;
  • Fortalecer os princípios do diálogo, da transparência e da ética nas relações entre administração e cidadãos do município;
  • Apurar ou encaminhar para apuração as manifestações recebidas a fim de que sejam resolvidas;
  • Propor adoção de providências ou medidas para solução de problemas que identifique através das demandas;
  • Fornecer prontamente respostas ao público, ou no menor prazo possível, garantindo o sigilo absoluto da identidade do demandante, quando se fizer necessário;
  • Participar de fóruns de discussão ou de decisão, principalmente quando estes atendam interesses coletivos;
  • Garantir que informações relevantes cheguem ao Gestor (Administrador Público e/ou secretários e chefes de departamentos), periodicamente, através de relatórios, quando sentir necessidade ou quando for solicitada a fazê-lo.

Uma vez conhecidas as demandas da população, o aprimoramento do trabalho e dos serviços públicos é a consequência que se espera com o oferecimento desta ferramenta.

A administração 2017/2020 do município de Muzambinho deseja, mais do que nunca, que seu trabalho seja fiscalizado pelo cidadão, e para tanto, a partir de agora disponibiliza o serviço de ouvidoria, com intuito maior de verificar se as diretrizes da gestão estão sendo cumpridas e trabalhar para seus munícipes, sensível às necessidades e ao cotidiano local.

 

Como funcionará a ouvidoria do Município de Muzambinho?

 Os canais de acesso à ouvidoria estarão abertos via e-mail: ouvidoria@muzambinho.mg.gov.br; telefone: 35 35711188, Ramal 244 ou até mesmo pessoalmente, onde o cidadão poderá expor seus problemas com detalhes que permitam à ouvidoria encaminhá-los aos setores competentes.

A partir disso, a ouvidoria acompanhará o andamento dos serviços e retornará a solução do problema para o cidadão/servidor, de maneira proativa.

A ouvidoria é uma excelente maneira de solucionar os problemas e garantir um atendimento efetivo dos serviços públicos pois acaba atuando como uma “segunda instância” para onde se escalam os problemas.

 

Formulário de contato ouvidoria