Ir paa conteúdo

ARTESANATO


Em 21/03/2017 - ARTESANATO

O artesanato pode ser definido como “um complexo de atividades de natureza manual, através das quais o homem manifesta a criatividade espontânea” (PEREIRA, 1979, p.21). As atividades artesanais são aquelas em que as feições características do produto final dependem, em grande parte, da habilidade do trabalhador. O trabalho pode ser inteiramente manual ou contar com o auxílio de determinados instrumentos. O artesão enquanto indivíduo é aquele que exerce um ofício, produz bens materiais para a comercialização sem que haja repetidores industriais, ou ainda é o indivíduo que exerce, por conta própria, uma arte, ou ofício manual, como reza o Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI1 .

Começamos este trabalho há 10 anos, com uma Oficina de Artes, onde tivemos aulas de diversos tipos de artesanato e hoje temos a Associação de Artesãos de Muzambinho, uma longa caminhada, que hoje nos proporciona muito orgulho e dedicação.

A Associação conta com 18 pessoas, ( 16 mulheres e 2 homens),que criam e desenvolvem produtos únicos e maravilhosos, nos Quiosques I e II, em excelente localização na cidade de Muzambinho, para servir pessoas que procuram presentes que sejam diferentes e únicos

Minas é um celeiro em artesanato e a Associação vem de encontro  a essa criatividade  com a finalidade  de proporcionar  a manutenção cultural e a oportunidade de conhecer os profissionais que se destacam na cidade.