Ir paa conteúdo

Perguntas e Respostas sobre a COVID-19

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA COVID-19?

Os principais sintomas da COVID-19 são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, falta de ar, perda do olfato e/ou do paladar, cansaço e dor muscular. Sintomas gastrointestinais como diarreia também podem estar presentes. Para fins epidemiológicos, considera-se suspeito o paciente que apresente pelo menos dois dos sintomas acima.

 

APRESENTO SINTOMAS DA COVID-19, O QUE FAZER?

Evite contato próximo com outras pessoas e procure o Centro de Atendimento ao COVID-19 (antigo Colégio Comercial, do lado de cima do Banco do Brasil) para passar por avaliação médica. Após avaliação, o médico irá decidir se o paciente será ou não considerado suspeito de COVID-19, e em caso afirmativo irá orientar quanto ao tratamento, isolamento e testagem. Se o paciente estiver apresentando sintomas como: falta de ar, dor ou pressão no peito, confusão mental, lábios ou rosto azulado, febre alta que não sede com antitérmicos, prostração intensa e incapacidade de ingerir líquidos deverá procurar o pronto-socorro municipal imediatamente para atendimento médico.

 

TIVE CONTATO COM UM CASO POSITIVO DE COVID19, O QUE FAZER?

O paciente deverá evitar o contato com outras pessoas e reforçar as medidas de higiene nos dias seguintes ao contato (tais como o uso de máscara e higienização frequente das mãos), caso o paciente apresente sintomas gripais, como tosse, febre, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, falta de ar, perda do olfato e/ou do paladar, cansaço, dor muscular deverá procurar o Centro de Atendimento ao COVID-19 para atendimento médico.

 

É NECESSÁRIO FECHAR O ESTABELECIMENTO ONDE UM FUNCIONÁRIO TESTOU POSITIVO?

De maneira geral não é necessário o fechamento do comércio onde o paciente testou positivo, nem o afastamento de todos os funcionários, no entanto, o estabelecimento poderá ser fechado caso seja constatado um alto risco de transmissão no local, como histórico de funcionários trabalhando sem máscara, medidas de higiene insuficiente dentro do estabelecimento, e etc. Da mesma forma, os demais funcionários que apresentarem qualquer tipo de sintoma gripal deverão ser afastados e encaminhados imediatamente para atendimento médico.

 

QUAIS EXAMES DISPONÍVEIS EM MUZAMBINHO PARA O DIAGNÓSTICO DA COVID-19?

A testagem é solicitada somente para aqueles pacientes que apresentam sintomas sugestivos da COVID-19 e que após avaliação médica foram considerados suspeitos da doença. No Centro de Atendimento ao COVID de Muzambinho dispomos de dois tipos de testes para diagnóstico do novo coronavírus, ambos são colhidos e processados no Centro de COVID de Muzambinho e têm resultado liberado no mesmo dia:

  • Teste para Detecção de anticorpos (teste sorológico): este exame é realizado com amostra de sangue para realização de pesquisa de anticorpos contra a COVID-19 (IgG/IgM), esses anticorpos só aparecem na corrente sanguínea após alguns dias de infecção, por isso, são solicitados após 14 dias do início dos sintomas.
  • Teste para Detecção de Antígenos (Swab): exame realizado a partir de uma amostra de secreção colhida das narinas com o auxílio de um Swab (espécie de cotonete). Esse exame procura identificar os antígenos virais e pode ser realizado entre o 3º e 7º dia após o início dos sintomas.

 

OBSERVAÇÃO: Conforme protocolo municipal, este exame é indicado para aqueles pacientes que necessitam de um diagnóstico rápido, por exemplo, se apresentarem sintomas graves da doença, ou se pertencerem aos grupos de risco:  Idosos acima dos 60 anos de idade e Pacientes com Comorbidades (doença cardíaca descompensada, doença respiratória descompensada, doenças renais crônicas em estágio avançado, imunossupressão por doença ou medicamentos, diabetes descompensado, obesidade (IMC >40), gestante de alto risco, outros fatores de risco à critério clínico);