Em 23/04/2018 - CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E INTENSIFICAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA

MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO REALIZARÁ NO PERÍODO DE 23 DE ABRIL A 01 DE JUNHO A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E INTENSIFICAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA

A Prefeitura Municipal de Muzambinho e Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica informa que a Campanha de Vacinação contra Gripe no município acontecerá no período de 23 de Abril a 01 de Junho, sendo o sábado, dia 12 de Maio, o Dia de Mobilização Nacional da Campanha, no qual todas as Unidades de Saúde de Muzambinho estarão abertas das 08:00 as 17 horas. Durante todo o período da Campanha de Gripe, também estará disponível a vacina contra Febre Amarela para a população que ainda não se vacinou contra a doença.

A influenza (popular gripe) é uma infecção viral aguda de alta transmissibilidade que afeta o sistema respiratório de milhares de pessoas em todo o mundo. É transmitida de pessoa a pessoa através de gotículas expelidas pela fala tosse e espirro. Na maioria dos casos, apresenta-se como uma doença branda, curando-se em uma ou duas semanas sem a necessidade de atendimento médico, no entanto, principalmente nos grupos de risco, a doença pode levar a complicações graves, como pneumonia e até mesmo a morte.

QUEM DEVE RECEBER A VACINA CONTRA GRIPE EM 2018:

• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes em qualquer idade gestacional;
  • Puérperas até 45 dias após o parto;
  • Pessoas com 60 anos de idade ou mais;
  • Trabalhadores que atuam na área da saúde;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • Portadores de Doenças crônicas;
  • Professores das Escolas Públicas e Privadas;

SITUAÇÃO DE MUZAMBINHO EM RELAÇÃO À FEBRE AMARELA:

Com o objetivo de monitorar a circulação do vírus da Febre Amarela, e avaliar a necessidade de intensificar as ações de vacinação contra a doença, todos os municípios são obrigados a enviar para análise os macacos encontrados doentes ou mortos dentro do seu limite territorial. Em 2018, Muzambinho enviou três animais para análise, um deles foi enviado no dia 15 de Fevereiro, do qual os resultados foram liberados recentemente. Dos resultados liberados, um deles acusou a presença de anticorpos para Febre Amarela no animal, no entanto, esse exame é passível de dar resultados falsos positivos, por isso, para confirmar o caso, foi solicitado um novo exame, com mais especificidade e sensibilidade, chamado Biologia Molecular, que por sua vez deu um resultado negativo. Diante da contradição entre os dois resultados, a Vigilância Epidemiológica de Muzambinho solicitou parecer do Ministério da Saúde quanto à forma que devemos encerrar a investigação da morte do referido macaco, se como positivo ou como negativo para a Febre Amarela, porém ainda não obtivemos resposta.

Diante da situação que o Brasil e em especial o Estado de Minas está vivendo em relação à Febre Amarela, com a ocorrência de casos da doença em várias cidades do nosso Estado, e em municípios do Estado de São Paulo próximos de nós, o município de Muzambinho resolveu intensificar a vacinação contra a Febre Amarela nos seus Postos de Saúde, independentemente da confirmação se a morte desse primata encontrado foi ou não por Febre Amarela. Desta forma, junto à Campanha da Gripe estaremos intensificando a vacinação contra a Febre Amarela, haja vista que a nossa cobertura vacinal ainda não chegou aos 100%.

QUEM DEVE RECEBER A VACINA CONTRA FEBRE AMARELA:

Todas as pessoas a partir dos 9 meses de idade que ainda não se vacinaram contra a doença (na dúvida leve o cartão de vacinas até à Unidade de Saúde).

LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E CONTRA FEBRE AMARELA:

-Posto de Saúde Alto do Anjo: Segunda a Sexta das 08 às 16:30;

-Ambulatório Municipal: Segunda a Sexta das 08 às 16:30;

-PSF Vila Lima: toda Segunda-Feira das 08 às 15:30;

-PSF Cohab: toda Terça-Feira das 08 às 15:30;

-PSF Barra Funda: toda Quinta-Feira das 08 às 15:30;

-PSF Bela Vista: toda Sexta-Feira das 08 às 15:30;

-PSF Anápolis: toda Sexta-Feira das 08 às 15:30;

Dia “D”  (Sábado, dia 12 de Maio):

TODAS AS UNIDADES ACIMA ESTARÃO ABERTAS DAS 08 ÀS 17 HORAS NO DIA “D”, PARA REALIZAR A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE E FEBRE AMARELA.

LUIS RICARDO BONELI

SECRETARIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE MUZAMBINHO